28 de jun de 2011

COMO TER UMA PRIMÁRIA DE SUCESSO

Outro dia recebi por e-mail a seguinte pergunnta:  Como podemos ter uma boa primária  e ter sucesso no que preparamos?

Pensei na resposta e imediatamente me veio à mente o que sempre pensei e desejei; para ter uma primária de sucesso
 é preciso  PENSAR NA CRIANÇA  e não em você, as vezes  não queremos ter muito trabalho , ou temos muuito trabalho e nao se pensou na criança aí é um desastre td que fizemos,  então
PENSE EM SUAS CRIANÇAS, INDIVIDUALMENTE E DEPOIS COMO UM TODO.
Se for numa classe com mesma faixa etária , pense em atingir aquela idade e do que cada um de seus alunos gostam.
Se for no horário de primária que várias idades estão juntas, mescle suas atividades, assim estará pensando no todo e tb individualmente.

ORE POR CADA UMA DE SUAS CRIANÇAS  E APRENDA A AMÁ-LAS, CADA UMA DO SEU JEITO E COM SUAS DIFERENÇAS.  ' É muito fácil  gostar daquele bonzinho , que sempre participa e faz td que vc pede, que sabe todas as respostas, aquela criança que se adapta super fácil,  mas  não é só para este  que trabalhamos,  goste de todos, ajude-os em suas dificuldades, é para isso que estamos lá  , para ajudar cada criança a Aprender e viver o Evangelho e Lembrar que são Todos Filhos do Pai Celestial ; e que para o Pai Celestial somos todos iguais, então  o que você faz para um , faça para outro tb, a criança espera por sua vez ,  quando você diz :  -Na semana que vem você faz !  Pode ter certeza que ela estará esperando por isso !  Divida as tarefas , pq uma criança q está sendo bem cuidada por vc , mas de repente a outra tb precisa , mas  vc não tem mais braços ??  Ela não vai entender, então faça do mesmo jeito para TODAS !!
Anote td que vc prometeu , para poder cumprir , no domingo seguinte.
Assim ela sentirá que aquele lugar e as pessoas que estão lá são confiáveis.
CUIDADO PARA NÃO PREPARAR SOMENTE COISAS QUE PRECISAM LER , ESCREVER, LEMBRE-SE QUE QDO ESTÃO TODOS JUNTOS HÁ CRIANÇAS QUE NÃO SABEM LER E ESCREVER.
NÃO EXCLUA NENHUMA CRIANÇA
 SE PRECISAR CHAMAR A ATENÇÃO, FAÇA EM VOZ BAIXA SOMENTE PARA A CRIANÇA.
ELOGIE, MAS NÃO EXAGERADAMENTE
NA PRIMÁRIA NÃO HÁ COMPETIÇÃO DE QUEM É MELHOR
.
PREPARE UMA ATMOSFERA AGRADÁVEL  NA PRIMÁRIA    se possível  chegue antes das crianças tenha uma sala, bem iluminada, arrumada, com cadeiras suficientes, para todos,  com seus materiais arrumados, com o Tema do ano  , tema do mês e escritura do mês em lugar visível.  Isso ajuda muito a ter um bom espírito.
APRENDA TUDO QUE PRECISA SER FEITO LENDO O MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO DA IGREJA, ( se desprenda à velhos hábitos ou à coisas que alguém disse) o manual de administração da igreja , tem as instruções necessárias e que devem ser feitas, tb consulte seus líderes da primária e sacerdócio  e respeite-os.

SE PREPARE  se prepare em todos os sentidos, se prepare para fazer a sua parte, se prepare para fazer a parte de alguém que faltou
saiba cantar os hinos, VOCÊ  NAO PRECISA SABER REGER, PRECISA SABER CANTAR O HIINO (e tb não precisa ser uma cantora profissional)
saiba do que vai se tratar naquele domingo
SE PREPARE ESPIRITUALMENTE, orando jejuando.
SEJA UM EXEMPLO
SEJA FELIZ
ABAIXE PARA CUMPRIMENTAR SUAS CRIANÇAS, COMO UMA CRIANÇA,  as vezes cumprimentamos as crianças como se eles fossem adultos !  Expresse seu amor, mesmo que seja :  Oi meu amor!!  como vai vc!?
FAÇA REUNIÃO COM SUA LIDERANÇA qtas vc achar necessário, meu conselho é de que 1 reunião por mês, bem feita é o necessário,
SE PREPARE PARA ESTA REUNIÃO,   faça uma agenda para a reunião,  faça as agendas dos 4 ou 5 domingos da primária de quem fará oque, que hinos serão cantados , mesmo que a líder de música NÃO participa destas reuniões( a nao ser que vc chame) , peça para ela passar a listagem dos hinos  que serão cantados em todos os domingos do mês, DE ACORDO COM CADA ASSUNTO TRATADO EM CADA DOMINGO  .  PERCEBAM QUE A PRIMÁRIA' DEVE-SE TRABALHAR  COMO UM TODO?   Até a lider  de musica precisa saber o que será tratado nos tempos de compartilhar para escolher seu hinos.
DIVIDA ADEQUADAMENTE AS RESPONSABILIDADES  PORQUE NÃO SOMOS POLVO E NÃO TEMOS 8 BRAÇOS ( mesmo que gostaríamos)  , MAS ESTEJA PREPARADA PARA OCUPAR O LUGAR E AS RESPONSABILIDADES DO OUTRO SE ELE PRECISAR FALTAR, ( pq imprevistos acontecem sim)
AVISE SEMPRE COM ANTECEDÊNCIA SE NÃO PUDER FAZER ALGO, MESMO QUE ALGO TENHA ACONTECIDO EM CIMA DA HORA.
LEMBRE SEMPRE DE QUEM NÃO ESTAVA PRESENTE E   AGRADEÇA POR QUEM ESTAVA
CONHEÇA AS CRIANÇAS PELO NOME
ALTERNE AS DESIGNAÇÕES DADA AS CRIANÇAS, para não ficar chamando smepre as mesmas,  os tímidos só precisam de um empurrãozinho amoroso.  Você pode colocar carinhas  como tem  no meu blog a respeito do Fe'em Deus, com nome de cada criança e visitantes  para serem chamados, e anote  quem fez o quê em cada domingo.

TENHA ORGANIZAÇÃO
TENHA UM ESPÍRITO ENSINÁVEL  para poder aprender ;   não sabemos tudo , aprendemos a cada dia, escute os  bons conselhos  e MELHORE TODOS OS DIAS.
ENSINE O EVANGELHO
RESERVE 5 MIN DO SEU DIA PARA PENSAR NO SEU CHAMADO NA PRIMÁRIA, TODOS OS DIAS.  Porque muitas vezes ainda não fazemos ou não alcançamos nossos  objetivos, mas se pensarmos no nosso chamado todos os dias , vamos notar , perceber o que ainda falta em nós e na primária , o que ainda precisamos fazer.   É uma forma de se avaliar então
  PENSE NO SEU CHAMADO E AVALIE-SE , NÃO SE JUSTIFIQUE,  AVALIE-SE !!!  PENSE NO TEU POTENCIAL MÁXIMO !!

NÃO PENSE NO SEU CHAMADO NUM DIA ANTES , IDEAL QUE PENSASSE NELE SEMPRE, QUE FIZESSE PARTE DE SUA VIDA !  Anote suas idéias ao longo da semana, para poder se preparar melhor, muitas vezes a inspiração vem e depois esquecemos o que poderíamos ter feito. Anote !

TRATE OS PAIS COM RESPEITO E AMOR  eles não são seus inimigos !!  Respeite os desejos dos pais e de como eles educam seus filhos, pois não é vc líder da primária que educa ,AJUDA MUITO , mas são os pais, e muitas vezes as líderes não aceitam os desejos dos pais e querem mudar a forma q educam os filhos. ENTEDAM   que vcs ajudam , acrescentam alguma coisinha sobre o Eavngelho na vida das crianças e algo mais; mas nao sao os pais deles, aceite os pais, convide-os para a primária e respeite-os .

PARA FALAR A VERDADE ACHO QUE AINDA  TEM MUITAS COISAS ,  DEPOIS POSSO IR ACRESCENTANDO  , MAS ACHO QUE ESTAS COISAS SÃO IDEAIS    PARA TER UMA PRIMÁRIA DE SUCESSO   !!! ( NO MEU PONTO DE  VISTA  E EXPERIÊNCIA)

POR ISSO COMENTE  SUAS OPINIÕES E ACRESCENTE SUAS EXPERIÊNCIAS,  POIS COMO JÁ DISSE PARA SE TER SUCESSO EM TUDO  E NA PRIMÁRIA, PRECISAMOS TER UM ESPÍRITO ENSINÁVEL , ENTÃO AS OPINIÕES E BOAS IDÉIAS SÃO MUITO BEM VINDAS.

11 de jun de 2011

TEMPO DE COMPARTILHAR SOBRE ARREPENDIMENTO


 Coloque este coração em lugar visível  para tratá-lo , com os devidos "curativos "os passos do arrependimento
                                            Este curativo pendure no pescoço
         Os curativos a seguir faça de tamanho menor para grudar no coração  pois tratando do machucado ( o coração triste)  irá sarar.