Programa Fé em Deus / explicação e atividades

ATUALIZANDO

ALGUMAS PERGUNTAS FEITAS A IGREJA SOBRE O PROGRAMA F'E EM DEUS , E ALGUMAS MUDAN'CAS OCORRERAM NO PROGRAMA

www.lds.org/callings/primary/leader-resources/frequently-asked-questions?lang=por

Dias de atividade

Programa Fé em Deus

Ainda temos dias de atividade?
Onde for viável, a Primária pode realizar dias de atividade para os meninos e para as meninas de 8 a 11 anos. Aconselhe-se com o líder do sacerdócio para orientação. (Ver Manual 211.5.2.)
Ainda temos dias de atividade trimestrais?
Não. Os dias de atividade trimestrais citados na página 18 do livreto Fé em Deus não fazem mais parte do programa.

Quais são as alterações dos requisitos do Fé em Deus?
Para adaptar o programa Fé em Deus ao novo Manual 2, alguns dos requisitos foram omitidos ou revisados:
Fé em Deus para Meninas
  • Página 9, item 8: Omitir (as atividades trimestrais não são mais realizadas).
  • Página 18, parágrafo 2: Omitir (as atividades trimestrais não são mais realizadas).
Fé em Deus para Meninos
  • Página 9, item 8: Omitir (as atividades trimestrais não são mais realizadas).
  • Substituição de requisitos: Página 9, item 7: Leia a décima segunda regra de fé. Converse a respeito do significado de ser um bom cidadão e como suas ações afetam outras pessoas.
  • Página 12, item 2: Leia D&C 20:57–60 e Cumprir Meu Dever para com Deus: Para os portadores do Sacerdócio Aarônico — Seu dever para com Deus, página 7.
  • Página 18, parágrafo 2: Omitir (as atividades trimestrais não são mais realizadas).
Que reconhecimentos ou prêmios as crianças recebem ao cumprir o programa Fé em Deus?
“Pelo menos duas vezes por ano, um dia de atividade da Primária deve incluir oportunidades para as crianças compartilharem o que aprenderam e realizaram.
Quando todas as atividades requeridas forem completadas, a presidente da Primária e o bispo ou presidente do ramo assinam o certificado do prêmio Fé em Deus, na última página deste livreto [Fé em Deus]. Um membro do bispado, da presidência do ramo ou da presidência da Primária anuncia o que a criança realizou na Primária.
Pais e líderes devem ajudar as crianças a compreenderem que a alegria de viver o evangelho é a recompensa mais importante” (livreto Fé em Deus, 2003, p. 19).
Quem monitora o cumprimento dos requisitos do programa Fé em Deus?
As crianças, com a ajuda de seus pais (ver Fé em Deus para Meninos, p. 19; Fé em Deus para Meninas, p. 18).
Quem supervisiona o programa Fé em Deus?
A presidência da Primária se certifica de que o programa esteja funcionando corretamente. Sob sua direção, um professor da Primária ou outro adulto digno serve como líder dos dias de atividades. (Ver o livreto Fé em Deus, p. 18.)
O programa Fé em Deus pode ser completado em um ano?
Não. As crianças precisam completar duas atividades por ano em cada uma das três áreas listadas no livreto Fé em Deus. A criança recebe o prêmio Fé em Deus após completar 11 anos e concluir todos os requisitos do programa Fé em Deus. (Ver o livreto Fé em Deus, pp. 4–5, 6, 8, 10 e 12.)
As meninas podem fazer uma atividade com pernoite como um dia de atividade?
Isso não é recomendado. Aconselhe-se com seus líderes do sacerdócio para orientação. Observe que no Scouting Handbook [Guia do Escotismo] da Igreja encontramos a seguinte declaração: “Acampamento de escoteiros com pernoite não deve ser planejado para meninos menores de 11 anos” (p. 4; edição de 1997).














Atividade Fé em Deus
Projeto: O Bom Samaritano









convite

                                                   
                                              Brigadeiros, chocolates e mais chocolates, lembrancinhas com marshimellow de coelhinho , m&m da páscoa, muuitos m&ms
Para quem me perguntou como fiz este enfeite  de páscoa pra pôr na maçaneta da porta , aqui estão as duas figuras, é só clicar nelas e salvá-las; eu sempre uso o programa mgi, assim eu posso mudar os tamnhos das gravuras e dar este efeito oval nas imagens. POde imprimí-las diretamente num papel grosso, ou em sulfite e colá-las em apapel cartão.  A fita cola-se por trás com cola quente, e em toda volta passei uma esponjinha do carimbo de scrap na cor marrom,pra dar este efeito, mas se não tiver o carimbo de scrap, pode usar  a raspinha de lápis de cor (marrom)  e passar com o dedo por toda a volta da figura. 


                         Lembrança para colocar na maçaneta da porta "Cristo ressuscitado"

                         Deixei os ovos e cupcakes para a Primária dar... sei que elas farão .


As crianças participaram de várias atividades, no salão,
 primeiro tinham que achar o ovo com a nova atividade dentro, para achar o ovinho que havíamos escondido , bastava dizer à eles, "quente ou frio"
Eles não estavam competindo uns com os outros , mas competindo x comigo, cada atividade deles cumprida era 1 ponto se não fizessem corretamente o ponto era meu!
2a Tinham que acertar os ovinho ( de plástico) na cesta  cada crinaça tinha uma atentativa, cada acerto deles 1 ponto
3a o envelope que tinha a figura de jesus orando no getsêmani   mostrei e expliquei o que  Jesus fazia lá ( sofrimento) / então o pedido era ir pulando num pé só ate a porta da capela e voltar
4a  Achar o outro ovinho  de novo quente ou  frio, o pedido da tarefa estava dentro do ovo : corrida com rodela de cenoura na testa, nao podia cair , se acontecesse pegar e continuar aonde estava, para esta tarefa,levei uma ampulheta, aquelas de areia e todos tinham que cumprir no tempo. Todos conseguiram
5a tarefa  abrir envelope do pão  que representava o corpo de Cristo: corrida do ovo na colher, tb terminar antes do tempo acabar da ampulheta
6a tarefa : abrir o envelope água  tinha figura de um copinho de sacramento , representava o sangue de Cristo.  responder a pergunta : Quais os 4 princípios do Evangelho
7a tarefa , "ovo quente " ( como batata quente)  ia passando o ovo, mande parar e a criança que estiver com ovo na mão respondia , QUAL O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA?  , continua passando o ovo e com a criançaque parasse com o ovo na mão respondia: PORQUE EXISTE COELHO NA PÁSCOA ???  E mais uma vez passa-se o ovo e qdo parar. pergunta   PORQUE TEMOS OVOS DE CHOCOLATE NA PÁSCOA  ??? 

Disse às crianças por vocês terem ganho a competição agora poderão abria a sala, na porta havia um laço e uma foto de Jesus Cristo saindo da tumba, já ressuscitado, dentro da sala tinha umas gostosuras q vcs viram nas fotos acima,  e passamos pelas fotos dos eventos antes da ressurreição  e sentamos juntos para assistirmos um filme  da igreja de 27 min " EU PARA ISSO NASCI", onde as crianças puderam assistir todos os eventos que antecederam a ressurreição , o filme é lindo e as crianças gostaram muito, aliás gostaram de tudo, enquanto assistiam comiam uns chocolatinhos, qdo acabou levaram sua lembranças de'páscoa e gostosuras para a casa.



Nossa 1a  atividade do Fé em Deus
 O mapa que deveriam seguir para achar as pistas era o Livreto Fé em Deus", o Tesouro estava dentro do Baú, cheio de balas , doces moedas de ouro de chocolate e o maior de todos "O Aprendizado  sobre o Evangelho através   do Programa Fé em Deus e seu livreto de metas.


                          O convite pode ser enroladinho ou colocado dentro de garrafinhas de plástico
Esta atividade é de apresentação do folheto e para as crianças se familiarizarem com o Programa.
Iniciei a atividade contando sobre como Leí foi instruído através da "LIAHONA" que recebeu mostrei a figura e lemos alguns versículos explicando sobre como funcionava a Liahona;  hoje em dia tb podemos ser dirigidos pela palavra do Senhor através de seus profetas, temos a lihona, as escrituras e os programas da igreja para nos ajudar, e o programa Fé em Deus tb  ajudará a dirigir nossos passos para fazermos o que é certo
formamos um grupo somente, receberam uma bússola que deveriam usar sabiamente como a família de Leí, e o MAPA que deveriam seguir era o folheto Fé em Deus que lhes entreguei
 a 1a pista estava comigo, as demais foram perguntas familiarizadas com o folheto e  a última para acharem o baú, qdo acharam eles deveriam vir até mim e para abrir o cadeado precisavam falar juntos a 1a regra de fé, eles treinaram um pouquinho para que todos falassem e então puderam abrir o báu , com seus doces moedas de chocolate e seu folheto Fé em Deus, o verdadeiro tesouro.
Lembrando as crianças que este Programa vai nos levar ao tesouro de Deus que é nossa vida eterna.
Eis as pistas :

1 - O nome do nosso programa é Fé em Deus, na entrada da capela tem alguma foto de Jesus?
2 -No programa Fé em Deus temo que cumprir alguns requisitos para ganharmos o prêmio Fé em Deus, uma parte importante do fé em Deus é guardar seu convênio Batismal, adivinhe aonde está a próxima pista??
3 - Muito bem !! Estão no caminho certo, agora use sua bússola como a família de Leí usava a liahona, com Fé  acreditando, fique de costas para a pia batismal e veja  aonde aponta para o norte , lá está a próxima pista !!
4 - Vá até sua líder do Fé em Deus e diga a escritura tema do Programa , se acertar ela lhe entregará a próxima pista
5- Uma meta  em servir ao próximo  que vocês podem realizar é cuidar de crianças pequenas, cantando, fazendo brinquedos, aonde é a sala das crianças pequenas de  1ano de idade, na capela?
6- Uma meta em aprender e viver o evangelho do Fé em Deus é aprender sobre o sacramento aonde tomamos o sacramento?
7- Uma outra meta que podemos escolher no Programa  Fé em Deus  é aprender a reger um hino, ache o hinário que está bem proóximo de você
8-Diga todos juntos  à sua líder do Fe'em Deus o 1o padrão do evangelho que está no folheto do Fé em deus, ela lhe entregará a próxima pista
9- No fé em Deus vocês poderão  ficar mais unidos com seus amigos e amigas, aonde vocês gostam de se reunire para brincar depois da sacramental ??
10- Muito bem !!!!  Vocês estão prestes a encontrar o tesouro, um baú  cheio  de coisas boas,  como o programa Fé em Deus,  dê  10 passos  para à direita  e mais 15  passos para frente, veja só o que vocês irão encontrar!!!
11-  VOCÊS ENCONTRARAM  O TESOURO DE DEUS !!  Foram muito bem nas respostas  sobre o folheto do Programa Fé em Deus , são MARUJOS VALOROSOS !!!
Peguem o baú do tesouro e levem à sua líder do fé em Deus  com ela estará  a chave para abrir o cadeado, mas ela fará um pedido `a vocês  antes de lhe entregarem a chave !!!   ( eu lhes pedi para recitar juntos a 1a regra de fé )



ATIVIDADE : VAMOS ENCHER NOSSO CORAÇÃO DE AGRADECIMENTO ALMA 37:37



Nossa Atividade do Fé em Deus , que falava de gratidão, as crianças escreveram bilhetes de agradecimento aos seus líderes e fizeram potes de doces  que presentearão à eles, ainda estes corações serão grudados nas portas das salas de reuniões dos líderes;  eles tb tinham que entregar corações de agradecimento para alguém da família...

Estas bolachinhas de coração que as crianças receberam para levar pra casa. ( escritura Alma 37:37)



Atividade do Fé em Deus - Cápsula do Tempo

Olha que Atividade Bacana que a Camila , Líder do Fé em Deus , fez com as crianças dela , pedi permissão à ela , para compartilhar aqui com vocês , aproveitem !!!!!  

Atividade do Fé em Deus - Cápsula do Tempo
  Por Camila Facio  Líder do Fé em Deus,  Ala Campinas, Estaca Flamboyant , Brasil 

��A cápsula será aberta somente aos 18 anos!��
A finalidade dessa atividade, foi trabalhar as metas do livreto Fé em Deus. Comecei perguntando o que cada um queria ser qdo crescer e depois perguntei qual era o caminho pra chegar até lá, o que cada um devia fazer p/ alcançar seu objetivo? Expliquei que as metas nos ajudam a alcançar nossos objetivos. Depois perguntei onde, como e o que eles imaginam que estarão fazendo aos 18 anos...adorei as respostas! rs
E então começamos a fazer a cápsula de acordo com o que cada um quer ser e fazer em sua vida e assumiram o compromisso de abri-la somente aos 18 anos, para verem se estão no caminho que traçaram, o que mudou, se os sentimentos e vontades são os mesmos, o que deve ser retomado e talvez o que deve ser deixado p/ trás.
Eles apresentarão a cápsula p/ a família na Noite Familiar e os pais podem ajudar a criança a acrescentar mais alguma coisa, mais uma meta, fotografias etc, e tbm podem ajudar a decorar a lata da cápsula como quiserem