ATIVIDADES PARA AULAS DO VEM E SEGUE ME 2020 PARTE II

  RUMO À TERRA DA PROMISSÃO


                  O Senhor mandou Néfi agora construir, uma embarcação pra viagem prosseguir...
                                                    Vamos construir um navio também ?


Vamos construir uma embarcação para cantarmos o hino Néfi era valente , a 2a estrofe.
Vá cantando , e colocando todos no barco, ou dê cada bonequinho a uma criança e deixe as ir colocando no barco enquanto vc canta, e passa o barco por elas .  Essa água em tiras de crepom eu uso em outras músicas, aliás ela tem palito grudado, para se segurar, então nesse caso , as crianças podem tb segurar.

Você vai precisar de uma folha de papel cartão marrom e uma cartolina branca, uma caixinha  usada eestreita de papelao para dar uma reforçada no barco, palitos de churrasco, cola quente, um pedaço de isopor , régua , tesoura , lápis para construir esta embarcação.

  no papel cartão use na largura e na altura meça o comprimento de 48 cm usará quase a folha toda , a caixinha que eu tinha era estreita e media uns 27 cm, veja a que vc tem, para adaptar ao tamanho da folha de papel cartão. Centrealize a caixa e marque mais ou menos o meio dobre para dentro fazendo uma margem de uns 7,5 cm, dos dois lados , e estando sua caixa que  para estas medidas tera q ser de 27 cm de comp, dessa marca eu fiz 2 cortes de 7,5 cm de altura e de largura de 8,5 com a largura da
caixinha que eu tinha.

                                                                           medidas
o papel cartão trabalhe na largura e vc usar;a quase a folha toda , centralize a caixinha que vc , tem , a minha mede 27 cm, e de largura 8,5 cm, marque onde ela irá ficar , e pense como se fosse encapar a caixa, então faça dois cortes de 7,5 cm de altura e de largura, 8,5 cm faça nas duas pontas ;  a altura total deve ser de 45 cm e a largura usei a largura toda da folha.

eu colei a base da caixa no papel cartão  e abra a sua caixa e a dobra que fiz no papel cartão para dentro e cole na ponta de toda a largura da caixa


antes cole a base da caixinha no papel cartão, agora junte as pontas e ponha um pingo de cola quente

os 2 cortes que fizemos vc empurrará para dentro apenas

estas pontas que sobram fecha uma sobreposta a outra , como se fosse embrulhar algo , e cole uma das partes fechando a ponta lateral do navio

cole fechando tudo

e pronto


esse é o resultado

Você vai observar que meu barco tem vincos no papel cartão marrom , porque eu quis vincar para parecer que é uma madeira, fiz antes de colar a caixa , marquei a mesma largura de todos os vincos que farei; mas se vc não quiser fazer não precisa.

Para fazer as velas , vai usar a cartolina branca e palitos de churrasco, pelas minhas medidas eu tive que emendar palitos de churrasco 


medidas das velas
vela maior tem 30 cm de largura e 25 cm de altura
vela menor tem 25 cm de largura e 20 cm de altura

depois vc terá que desenhar  de uma das extremidades a outra um arco que no centro deve ter mais ou menos 3 cm afunilando para a spontas , desenhe um arco nao precisa ser preciso nestas medidas, recorte.



 faça dos dois lados o mesmo corte  so que do lado inverso, apoie se no que vc recortou de uma das pontas para medir o lado oposto.

meça as varetas antes de colar , verificando o tamanho e se estão no centro , deixe uns 2 a 3 cm de ponta sobrando acima da vela.


tenha um isopor ou uma esponja dura, esta minha é bem dura, , cole dentro do barco, se ela for alto dará mais sustentabilidade aos palitos de churrasco ( velas). as minhas eu cortei ao meio e colei td 


cole no centro do barco e fixe suas velas, se desejar colar os palitos , fique a vontade, eu preferi deixar minhas velas soltas , fixando as só quando for usar .

eu usei os bonequinhos que venho usando desde o início do ano, que já passei aq vocês para imprimirem aqui no blog


eu os apoiei nos bracinhos
eui já tinha esse crepom em tiras , que uso em outras músicas na primária , que coloquei como água neste caso.




 NÉFI ERA VALENTE



O Senhor mandou Néfi construir um navio em 1 Néfi 17 : 7-19  e 18 : 1-4 então diga que irão cantar a 2a estrofe de Néfi era Valente , depois de cantar , pergunte o que  os irmãos de Néfi fizeram ? ( riram de Néfi, disseram que o navio ia afundar )
E o que Néfi respondeu ??  Cante o refrão do hino Néfi era Valente novamente com as crianças.



Mostre as crianças a Liahona , diga que a Liahona foi dada a Leí pelo Senhor e que nela mostraria sempre o caminho a seguir, ela era como uma bússola, era uma esfera, ( redonda) e o Senhor a preparou e funcionava de acordo a fé que eles tinham em Deus.
 Quando não eram obedientes a Liahona não funcionava,

 Ler  ou deixe que as crianças contem como apareceu a Liahona 1Néfi 16:10,28-29
E Leia ou deixe que as crianças contem  em 1 Néfi 18:9-12, 20-22.
O que aconteceu quando eles estavam dentro do navio de acordo com estas escrituras?

A Liahona só funcionava se eram obedientes aos mandamentos  e de acordo com sua fé.
Preste testemunho sobre estas verdades e diga que precisamos ser obedientes e corajosos assim como foi Néfi e o Senhor dirigirá nossos passos , nos protegerá e nos abençoará.













Idéias para fazer uma Liahona
uma esfera de isopor aberta em 2 partes , pinte de dourado  e compre uma bussola de brinqedo, para colar dentro da esfera que você pintou, pinte tudo de dourado a bússola e por dentro também.
outra idéia é espetar tachinhas douradas na volta toda da esfera de isopor , e só pintar por dentro de dourado e a bússola que você colará

Esta esfera de Liahona poderá ser usada para  o tempo de Música na Primária , por todo este ano., você pode escrever  a maneira que iremos cantar a música na primária , pode chamar uma criança a frente e faze la girar a agulha da Liahona com o dedo e vemos onde parar a maneira que irão cantar.

exemplo de maneiras de como cantar:
cantar somente meninos
cantar somente meninas
cantar baixo
cantar sussurrando
cantar com som de la, la, la e etc.


                                                               Liahona de Papel


Liahona para Colorir


Liahona de isopor 


Liahona com tachinhas 


Idéia de Liahona de  cartonagem




A LIAHONA





 Use a Liahona , de diversas maneiras com a música ,
um dos exemplos que vou dar , é de  usa- la fazendo um resumo sobre as escrituras já estudadas no Vem e Segue -me , e a Liahona nos dirá o que devemos fazer, como a forma de cantar e qual música cantar e quando escolher fazer o errado ela não mostra o que fazer , exemplificando como acontecia nas escrituras. Pode usa la durante o ano todo adequando ao estudo do Vem e Segue me, .


estes são os moldes para fazer a sua Liahona de Papel , imprima em qualquer papel , amarelo  ou pinte de dourado e etc
O meu imprimi em papel sulfite normal e recortei papel dourado e fui colando parte por parte, , fiz os desenhos  por cima , atrás também colei em papel dourado.
Cole o círculo com as mensagens da Liahona em papel duro  e também cole no último círculo.
deixe só a primeira parte da figura da Liahona solta sem colar nos demais círculos , para que ela possa girar , prenda com alfinete  ao centro todas as partes, 


Você verá que nas mensagem impressas  ,a Liahona   indica o que fazer numa pista que estará fixada em algum lugar na primária , numa destas menciona a janela, ou Livro de mörmon , mas você também pode colocar debaixo da cadeira e etc.  Nestas pistas estará escrito a maneira que cantarão ou qual hino  cantarão , e aí você poderá fazer uma revisão dos hinos já cantados , e usar maneiras de cantar :
só os meninos cantam , ou
 só as meninas, 
cantarão em stacatto, 
ou cantarão bem devagar
  Eu já usei e coloquei os Hinos : Histórias do Livro de Mórmon ( 2 estrofes), Néfi era Valente ( 2a estrofe, que mencionava a construção do Barco,)   que estudamos na semana passada e quis incluir a Liahona pois também mencionava sobre a Liahona no que estudamos.
Vocês também verão que nas mensagens da Liahona quando diz quando Lamã e Lemuel , amarraram Néfi, ou não respeitavam seu irmão Néfi, a Liahona não funcionava , então ela não dá dica nenhuma,  " Liahona não dirá o que fazer , você está sozinho pra escolher " , menicone  nesse caso que a Liahona não funcionava quando eles não eram obedientes ...
Deixe a criança girar a primeira parte da Liahona , para parar numa mensagem que ela dará.
Podemos usar esta Liahona na música por todo ano, trocando o círculo das mensagens , adequando ao estudo semanal do Vem e Segue-me.










                                              HISTÓRIAS DO LIVRO DE MÓRMON


Você pode usar de várias maneiras estas figuras , ao ensinar sobre o hino Histórias do Livro de Mórmon , e também ensinando -lhes sobre as histórias como os sets  que podem ser formados com estas gravuras ,
sobre o sonho de Leí e seu significado
Sobre Nefi dizendo "Eu irei e Cumprirei ", obedecendo ao seu pai e indo buscar as placas de latão enfrentando Labão.
Use as figuras para cantar o hino  ao longo do mês e também para enfeitar sua sala da Primária














                                                   FIRMES A BARRA SEGURAI

Relembre o sonho de Leí  que aprendemos semana passada e conte que Néfi também desejou ver as coisas que seu pai viu.
Em 1 Néfi  11 Néfi tem a oportunidade de ver o que seu Pai viu  e o significado de cada representação do sonho e também viu coisas muito importantes que aconteceriam ainda , como o nascimento de Jesus.
Mostre a figura que você  tem usado do sonho de Leí ( que postei no início do mês) e relembre o que cada figura significa de acordo com o que estudamos esta semana , vá colocando as flechas com o significado nas figuras de acordo com o que falarem , ao terminar enfatize o significado da barra de ferro, que é a palavra de Deus  e cante a música  A Barra de Ferro

VOCÊ PODE USAR A FIGURA HOJE , PENDURADA EM SEU PESCOÇO OU CHAMAR UMA CRIANÇA PARA FICAR A FRENTE SEGURANDO OU TAMBÉM PEDURADO NO PESCOÇO DELA O CARTAZ.   BASTA GRUDAR UM CORDÃO NA FIGURA QUE TEMOS USADO NESTE MÊS.
depois deste hino pergunte : Onde podemos encontrar a palavra de Deus ?  ( nas escrituras)
Então cante a música :  O poder das escrituras , se desejar cante somente o refrão desta música.

Termine dizendo que  ler as escrituras nos ajuda a seguir o caminho certo , e se tivermos tentações , dificuldades no caminho como as névoas da escuridão ,  se estivermos segurando a barra de ferro , que é a palvra de Deus ,lendo as escrituras diariamente, estaremos seguros e protegidos.
 Encerre Prestando seu testemunho destas verdades .









 Jogo da memória do Livro de Mórmon  ESCOLHA O CERTO

 Já que estamos estudando o Livro de Mórmon neste ano , vamos lembrar e aprender mais um pouquinho sobre ele com este jogo chamado, Escolha o Certo  e vem com uma variação , podendo jogar de duas maneiras ,o Jogo da Terra da Desolação.

 Este é um jogo da memória , você precisará imprimir os cartões e colar em algum papel mais duro e recorte depois; se atente para que todas as cartas tenham o mesmo tamanho. escolha o tamanho que desejar antes de imprimir . Instruções abaixo,


Regras e Instruções para o Jogo :  Escolha o Certo

OBJETIVO DO JOGO :  encontrar as cartas que combinam com a palavra (definição ) em cada conjunto, e ter o máximo de pares no final do jogo.

1. Embaralhe as cartas

2. Espalhe todas as cartas, viradas para baixo

3. Começando com o jogador mais jovem, cada pessoa vira duas cartas, na esperança de encontrar uma correspondente (carta da palavra e carta de definição)

4. Se for encontrada uma que corresponda, esse jogador fica com as cartas e vira mais duas, procurando outra igual.   Cada partida ganha outra vez. Quando uma carta virada não for igual a outra virada  , vá para o próximo jogador.

5. O jogo continua  até que todas as cartas sejam combinadas.

6, A cada par que forem formando , sempre leia a palvra e definição , mas também esteja à vontade para acrescentar mais fatos aquele personagem do Livro de Mórmon.

7. Para crianças muito pequenas, espalhe os cartões com a face para cima e deixe-os se revezar para encontrar cartas iguais .


VARIAÇÃO DO JOGO 

Regras e Instruções para o jogo da Terra da Desolação

objetivo: obtenha o máximo de combinações possíveis e evite terminar com a carta de desolação no final do jogo.

1. Remova somente a carta de definição de Desolação do baralho

2. Embaralhar cartas

3. Distribua as cartas uma de cada vez para cada jogador até que todas as cartas sejam distribuídas. (nota: com jogadores mais jovens, você pode querer remover alguns dos pares antes do tempo para que eles não tenham que segurar muitas cartas em suas mãos)

4. O  jogador mais jovem tira uma carta da pessoa à sua direita. Se as cartas combinam, eles colocam o par na mesa , do contrário, o jogador fica com a carta na mão   . O jogo continua de maneira semelhante, com cada jogador tirando uma carta da pessoa à sua direita.

6 Quando todas as partidas forem feitas, o jogador que terminar com a carta de Desolação perde três pares .

7. Vence a pessoa com mais pares de cartas( iguais)  no final do jogo!


Cartões para imprimir 

























































                                                

                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário